José Sival Soares, RCJ
Gosta de música popular brasileira, comida caipira e aprecia amizades em ambientes familiares como parques, encontros formativos e lugares informais, como barzinho, casa de amigos...
Seu grande sonho é construir, edificar e ver um mundo melhor, onde todos possam ser felizes, conviver pacificamente e crescer na autoconfiança, autocrítica e trabalho mútuo.
Em sua vida dedicada à Igreja e à sociedade, José Sival Soares trabalhou com capacitação de lideranças através de expressões artisticas como teatro, poesias, oficinas culturais... Motivou, acompanhou e formou grupos de círculos bíblicos, de líderes da Juventude, de Movimentos... Atuou em projetos socioeducativos (Obra Social Santo Aníbal – Curitiba; Instituro Rogacionista em São Paulo; Casa do Garoto em Bauru), acompanhamento eclesial nas comunidades e catequese. Além disso, dedicou-se à pesquisa da relação que existe entre ciência e concepção sistêmica a partir do pensamento de Fritjof Capra e Edgar Morin. Seu Trabalho de Conclusão de Curso, na Faculdade Vicentina, foi nessa área. Ultimamente, vem dedicando seus estudos nas áreas da teologia, poesia e cultura vocacional.
Em 2008, como noviço, residiu na cidade de Curitiba, auxiliou na catequese, na liturgia e no Conselho Comunitário de Pastoral da Comunidade Nossa Senhora Rainha. Além disso, foi editor do jornal O Diálogo, participou e animou muitos círculos bíblicos na periferia.
Desde o início de 2009, após consagrar sua vida a Deus, foi transferido para São Paulo. Morou inicialmente em Bauru-SP, onde atuou como professor de filosofia no então Seminário São José (propedêutico) e como instrutor de educadores na Casa do Garoto e no Colégio Rogacionista. Atualmente, Ir. José Sival reside na capital paulistana onde estuda teologia, trabalha como diretor editorial da revista Rogate, vice diretor da Editora e Livraria IPV [Instituto de Pastoral Vocacional] e presta assessoria a Congregações, Dioceses, Associações e movimentos/pastorais nas áreas de teologia vocacional, metodologia de animação vocacional e antropologia da vocação.
Em 30 de junho de 2013, na cidade de Curitiba (PR), Sival Soares foi ordenado diácono e exerce seu ministério na periferia paulistana, na região episcopal brasilândia. Transferido para Curitiba, depois de ter se ordenado padre em dezembro de 2013, Sival Soares passou a ser o diretor da Obra Social Santo Aníbal e animador vocacional Rogacionista. Atualmente faz mestrado na Pontifícia Universidade Católica do Paraná, na área de filosofia, com ênfase em ontologia. Tem se dedicado aos estudos de linguagem, religiosidade e sentido da vida a partir do filósofo austríaco Ludwig Joseph Johann Wittgenstein.
Os poemas, pensamentos, solilóquios, artigos e intuições aqui presentes
são resultado de anos de estudo, pesquisa e aprofundamento.
Se precisar citar, mencione a fonte e conserve o transcrito oficial.
A honestidade intelectual é uma boa virtude para utilizar na rede.
Boa Leitura e Pesquisa!
© sivalsoares.com
Augusto Stemboock, 51
02926-090 Curitiba
81550-080 Brasil
(41) 9525-2227
sival@rcj.org