Um discurso sobre Deus e sobre
tudo quando está relacionado a Ele.
Junção de vidros para formar um vitral.
Um mosaico. Teologia é um discurso leve, feito vidro, cuja finalidade é desvelar algum saber sobre Deus. Ele é o quadro que enfeita e embeleza a parede da nossa alma. Sentido para tudo quanto somos, fazemos e cremos.
Teologia...
Saber racional, alicerçado numa virtude
cuja origem situa-se para além da razão: a fé.
O fazer teológico é um labor humano. De joelhos no chão, olhos voltados para o céu e pensamentos humanos, bem concretos, o homem/mulher constrói discursos teológicos. O objetivo é desvelar o Mistério absoluto. As palavras dizem pouco sobre Ele. Discursos são setas misteriosas. Só sinalizam, apontam para o Mistério. De Deus, só sabemos o que Ele não é. Teologia apofática, fundada na negação de qualquer afirmação divina.
Teologia se faz em comunidade. Num lugar histórico, próximo e fincado numa experiência de fé em Deus, esse mistério do sem-fim.
Herdamos tantos discursos teológicos quantos teólogos ou escritos eclesiais existem. Jesus, que não disse nada, é tema fundamental do estudo teológico. Por ser Deus e porque nos revela Ele, na medida em que nos abrimos ao Espírito. Teologia é discurso sobre Deus numa experiência religiosa histórica. Experiência de vida, nos limites da vida. Teologar é abrir-se a Deus, experimentá-lo como Trindade, e mergulhar na realidade para nela, e a partir dela, sentir, perceber, intuir... esse Mistério sem-fim a que chamamos Deus, encarnado em Jesus de Nazaré, o messias.
_________________________
sivalsoares.com 20 de julho de 2012
Os poemas, pensamentos, solilóquios, artigos e intuições aqui presentes
são resultado de anos de estudo, pesquisa e aprofundamento.
Se precisar citar, mencione a fonte e conserve o transcrito oficial.
A honestidade intelectual é uma boa virtude para utilizar na rede.
Boa Leitura e Pesquisa!
© sivalsoares.com
Augusto Stemboock, 51
02926-090 Curitiba
81550-080 Brasil
(41) 9525-2227
sival@rcj.org