Criar uma Loja Virtual Grátis
Parmênides
Parmênides

Amante da sabedoria, pensador e filósofo grego, iniciador da metafísica http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/e/ed/Parmenides.jpg/200px-Parmenides.jpg

e fundador da reflexão a respeito do princípio da não-contradição

A vida

Parmênides é o principal representante da escola, fundada por ele, chamada Eléia. Nessa escola a filosofia tece uma admirável profundidade conceitual. Com Parmênides nasce a metafísica. Ele viveu, provavelmente, do final do século VI até a primeira metade do século V a.C. Suas ideias podem ter sofrido influências de notáveis filósofos, como Xenófanes e Pitágoras.  Além de Filósofo, Parmênides foi poeta. Sua obra mais famosa, da qual ainda restam uns fragmentos, é o poema Sobre a Natureza. Nela o filósofo escreve sobre as vias da verdade, da opinião e do não-ser.

Ontologia

Ao contrário de Heráclito, que concebia a harmonia dos contrários, Parmênides só admite a existência do Ser que é uno, eterno, indivisível, verdadeiro, fixo, imóvel e pleno. Para o filósofo de Eléia não existe o “não-ser” porque se existisse não podia ser não-ser, mas sim outro ser. Partindo dum princípio lógico, concebe-se que o ser é. Não pode deixar de ser. O ser não pode ser e não ser ao mesmo tempo. Portanto, só existe o ser, afirma Parmênides. Ou o ser existe ou não existe. E não há outra forma de ser senão existindo. A existência é inerente ao ser. O que é, é!  Na teoria parmenediana pensar e existir se confluem. Só pode ser pensado aquilo que existe, aquilo que é. Dessa forma, ser e pensar são a mesma coisa. Só é possível pensar o ser. Ele não muda. Nem está sujeito a variações.

Crítica a Heráclito

Parmênides critica Heráclito quando, no poema Sobre a Natureza, afirma que as ideias do devir ou do vir-a-ser, típicas da teoria heraclitiana,  não passam de puros nomes que a razão mortal foi capaz de criar. Para Parmênides a única realidade que existe é a do próprio Ser. Se uma coisa é, não pode vir a ser porque já é. Sendo assim, os contrários não são oposições, pois não existem fora do ser. O que os sentidos (órgãos que nos enganam, segundo Parmênides) podem considerar contrários, na verdade, são outras formas do Ser.

Metafísica

Com esses raciocínios, além de ter sido considerado o iniciador do pensamento metafísico, Parmênides funda o princípio lógico da não-contradição – mais tarde radicalizado na Lógica de Aristóteles – e a distinção entre o valor da razão e o valor dos sentidos no processo de aquisição/apreensão dos objetos da realidade.

Parmênides não pára nos corredores da metafísica. Vai além. Propõe uma perspectiva cosmológica para o Ser. Além de ser uno, eterno, imóvel, verdadeiro e pleno, o Ser tem características físicas. Ele é esférico, limitado e homogêneo. Esférico porque não ilimitado, senão necessitaria se preencher. Por isso é homogêneo, ou seja, dotado de substância única. Essa substância é o próprio Ser.

Considerações Importantes

Dadas essas explanações, cumpre-nos tirar algumas considerações da teoria de Parmênides. Primeiro: o pensamento deste filósofo redireciona o rumo da filosofia grega, eliminando (por algum tempo deveras!) a possibilidade do movimento do ser. Segundo: da física (outrora pensada pelos filósofos anteriores) a filosofia passa a ser ontologia e a discutir e propor [antes de Aristóteles] temas notadamente metafísicos. Terceiro: ocorre, com Parmênides, o início da dicotomia entre verdade e erro, episteme e doxa, que se radicalizará no dualismo platônico, anos mais tarde.

Indicações para aprofundamento

RESENDE, Antonio. Curso de Filosofia. Rio de Janeiro: Zahar, editor. 2002.

MONDIN, Battista. Curso de Filosofia Vol. 1. São Paulo: Paulus, 2002.

ZILLES, Urbano. Teoria do Conhecimento e Teoria da Ciência. São Paulo: Paulus, 2005.

MARÍAS. Julian. História da Filosofia. São Paulo: Martins Fontes, 2004.

HEIDEGGER, Martin. Que é Isto – Filosofia: Identidade e Diferença. Petrópolis: Vozes, 2006.

------------------------------------

sivalsoares.com - julho de 2012

Os poemas, pensamentos, solilóquios, artigos e intuições aqui presentes
são resultado de anos de estudo, pesquisa e aprofundamento.
Se precisar citar, mencione a fonte e conserve o transcrito oficial.
A honestidade intelectual é uma boa virtude para utilizar na rede.
Boa Leitura e Pesquisa!

© sivalsoares.com
Augusto Stemboock, 51

02926-090  Curitiba  
81550-080   Brasil 
(41) 9525-2227  
sival@rcj.org